Aconteceu na última semana de janeiro, no prédio de Geociências da Universidade Federal de Rondônia – UNIR o curso “Aplicação dos Isótopos de Carbono na Reconstrução Paleoambiental” ministrado pelo Dr. Luiz Carlos Ruiz Pessenda, Professor Titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura/CENA da Universidade de São Paulo/USP.
“As técnicas de utilização de isótopo de carbono são extremamente confiáveis pa ra estudos de evolução de paisagem. O objetivo deste curso é possibilitar que estas técnicas possam ser empregadas por pesquisadores do CES Rioterra e do Grupo de Geociências da UNIR em pesquisas regionais”, disse Fabiana B. Gomes, presidente do CES Rioterra.
“Com estas técnicas poderemos entender melhor o passado dos ambientes na Amazônia, com foco nos últimos cinquenta mil anos. Poderemos compreender como foi a evolução das paisagens regionais até os dias de hoje e assim, prognosticar com mais segurança formas de uso e ocupação dos solos”, completa o Prof. Dr, Vanderlei Maniesi, pesquisador e Coordenador do Grupo de Geociências da Unir.
“O Grupo de Geociências da UNIR e o CES Rioterra estão desenvolvendo uma série de estudos sobre o meio físico nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim. O curso nos permitiu avançar cientificamente sobre questões fundamentais para compreensão dos processos que ocorreram nesta região. Destacamos também que esta foi mais uma importante ação possibilitada pelo projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental”, falou Alexis Bastos, coordenador de programas do CES Rioterra.
O CES Rioterra possui uma programação de cursos diversificada prevista para o ano de 2014. Acompanhe as datas através da agenda no site www.semeandosustentabilidade.org e www.rioterra.org.br