Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

ASSOCIAÇÕES DE CUJUBIM RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE GESTÃO SOCIAL

DSC09208

O Centro de Estudos Rioterra realizou nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015, em Cujubim/RO, capacitação voltada para o fortalecimento do associativismo, cujo tema principal foi gestão social. Essa ação visa melhorar aspectos de organização e gestão territorial dos agricultores familiares que participam do projeto “Quintais Amazônicos”, executado com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo Amazônia.

Dentre as discussões, falou-se sobre a importância do Associativismo como forma de atuar na garantia por direitos e dinamização da economia local. O evento contou com a participação de 06 associações rurais do município. Diretores e associados dividiram suas dúvidas sobre os processos de gestão, objetivos de cada forma de organização coletiva, apresentaram suas práticas e como estão organizados.

DSC09144

“Acho muito importante que o CES Rioterra esteja ajudando os produtores rurais com esse tipo de capacitação, nós agora estamos criando uma segunda associação em nossa comunidade, de mulheres produtoras rurais e desportistas. Com o conhecimento que adquirimos, esperamos começar da forma correta, com a documentação toda certinha e sabendo que todos os associados precisam participar das decisões, não só pagar a mensalidade e esperar que a diretoria resolva os problemas”, declarou Lucilene Celestino da Silva, Conselheira Fiscal da Associação de Produtores Rurais do Projeto de Assentamento (PA) Sol Nascente – ASPRONASC e Presidente da Associação de Produtoras Rurais e Desportistas do P.A. Sol Nascente – ASPRUDENS.

DSC09247

“Esse curso é muito importante para nós, porque na época que os agricultores da nossa região começaram a criar associações, só pensavam em conseguir máquina do governo para poder trabalhar, e hoje a maioria não foi para frente, desistiram da associação. Aqui no curso nós percebemos que para uma associação dar certo precisa ter união entre os associados e também precisa ter boa gestão, como se fosse um empreendimento”, falou Raulino Galdino, presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São José – ASPROJ.

DSC09265

Esse curso faz parte de uma série de capacitações previstas no projeto “Quintais Amazônicos”, voltadas para o fortalecimento institucional de entidades que atuam na área rural dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Machadinho D’Oeste, Rondônia, beneficiários do projeto. Novos cursos sobre Associativismo e temas co-relacionados estão previstos para os próximos. Todos os cursos são gratuitos. Visite nossos sites e se mantenha informado.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »