Rondônia é um estado em ascensão na produção de cacau, fruto nativo que já garante o sustento de diversas famílias na região. A sua produção depende de diversos fatores, entre eles, conhecimento técnico e subsídios necessários. Pensando na qualidade da amêndoa, que tem como resultado o aumento no retorno financeiro, a Rioterra desenvolveu o projeto Cacau Amazônia +.
O projeto foi desenvolvido para que o agricultor possa lucrar com sua lavoura desde o primeiro ano de plantio e isso é possível através do Sistema Agroflorestal, um arranjo adiciona outras espécies e tem como cultura principal o cacau, possibilitando a colheita de diferentes frutos em períodos distintos, desta maneira, viabilizando às famílias diversificação, aumento de renda e ganhos econômicos em curto, médio e longo prazo.
Áreas que o Cacau Amazônia + vai atuar
O projeto vai estar presente em dez municípios de Rondônia:
Ouro Preto; Jaru; Mirante da Serra; Nova União; Vale do Paraíso; Teixeirópolis; Theobroma; Urupá; Cacaulândia; Ariquemes.
Benefícios para o participante
– Mudas de excelente qualidade de cacau e outras espécies do SAF;
– Espécies nativas de valor econômico para reflorestamento;
– Apoio para preparação solo e adubação inicial;
– Estruturas de produção: cocho, estufa, pequenos utensílios e irrigação, em alguns casos;
– Aumento da produtividade de toda a propriedade e da qualidade do cacau;
– Assistência técnica qualificada e extensão rural continuada;
– Acesso a cursos de capacitação para manejo e produção em sistemas agroflorestais
– % na venda dos créditos de carbono
Além disso, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), um dos objetivos sociais do projeto é ampliar a geração de renda das famílias cadastradas. Para isso criamos uma proposta inovadora de PSA, em que através dos Sistemas Agroflorestais, as famílias beneficiárias poderão, também, recuperar suas matas ciliares e receber por isso. O beneficiário do projeto além de adquirir o suporte técnico para a restauração da área, também recebe créditos de carbono.
Aliando sustentabilidade e desenvolvimento econômico
– Redução do custo de produção e aumento da produtividade
– Adequação ambiental
– Técnicas regenerativas que diminuem os custos produtivos e aumentam os impactos ambientais
– Proporcionar aumento de renda e inclusão
– Redução das desigualdades de gênero
– Inovação e infraestruturas para agregar valor à produção
– Parcerias para assistência técnica e cursos de capacitação
– Ação contra as mudanças climáticas.
Como me cadastrar?
O primeiro passo para conhecer mais sobre o Cacau Amazônia + e realizar o seu cadastramento, basta contatar nossos extensionistas rurais para receber uma visita técnica. Você pode fazer isso através dos seguintes contatos:
Edylamar Leite
(69) 9 9228-4922
Ouvidoria
(69) 9 9212-9136
O projeto Cacau Amazônia + é uma realização da Rioterra, em parceria com a Cacau Amazônia+. Para além de um resultado de qualidade que reflita no aumento da renda das famílias, desejamos estabelecer um elo com cada um dos agricultores familiares e ter como base a confiança e a cooperação. Por isso, a Rioterra foi especialmente escolhida para ser o canal de diálogo e articulação entre produtor e empresa.