Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cada árvore plantada representa o sonho de uma nova realidade.

Rioterra & Carbify plantam 300 mil mudas em sistemas florestais na Amazônia

A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Estudos Rioterra e a Carbify, uma combinação de esforços que visa fortalecer a resiliência climática da região Amazônica através da recuperação de áreas e geração de renda.  Nessa etapa foram plantadas 300 mil mudas em sistemas agroflorestais em 100 hectares. O sistema agroflorestal, visa a extração de frutos, óleos, resinas, produção de artesanato, gerando segurança alimentar e ganhos econômicos. Mais do que apenas plantar árvores, a ação é um pilar que fortalece as comunidades que residem às margens do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia, localizado em Porto Velho, capital de Rondônia, onde o plantio acontece.

Fabiana Galvão mora há 17 anos na linha Betel, uma das três comunidades próximas à área. Como uma das trabalhadoras que integram o time do plantio de mudas, ela destaca, “a floresta está tão destruída que os animais estão invadindo as casas para terem o que comer. O clima também, a gente já sente tudo mais quente (…) encontrar trabalho por aqui é difícil. Aos domingos vou até os quiosques fazer diária, agora aqui plantando, sempre que planto, ganho meu dinheiro, e mais que isso, ser uma das pessoas aqui plantando hoje me faz sentir esperança que um dia tudo vai ser floresta de novo, os bichos vão ter onde comer e se Deus permitir, eu vou poder aproveitar também, meus filhos e netos.”

Todo o processo desde a etapa de escolha das espécies cultivadas ao plantio é pensado para que os resultados reflitam na conservação da biodiversidade, combate aos impactos das mudanças climáticas e também no desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Durante o processo inicial a comunidade local é sensibilizada sobre a importância das ações e seus reflexos locais, são capacitados para realizar o plantio e contratados para trabalhar na recuperação de áreas. 

A iniciativa é um exemplo de atividades socioeconômicas que auxiliam na conservação ambiental. Cada árvore plantada representa o sonho de um futuro sustentável. “Nós da Carbify estamos incrivelmente animados por ter esta parceria com a Rioterra, um marco significativo em nossa missão de impulsionar impacto social positivo em Rondônia. Juntos, vislumbramos um futuro onde práticas sustentáveis e empoderamento comunitário levem à restauração e preservação da Amazônia. Esta parceria significa um passo vital em direção ao nosso objetivo compartilhado de revitalizar o meio ambiente e promover mudanças duradouras. Estamos ansiosos para embarcar nesta jornada com a Rioterra e estamos otimistas quanto ao impacto profundo que podemos alcançar juntos em nossos esforços para fazer a Amazônia prosperar mais uma vez.” destacou William ten Zijthoff, Co-fundador da Carbify. 

O Centro de Bioeconomia é fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos Rioterra, Amazônia +21 e Santo Antônio Energia voltada ao desenvolvimento socioeconômico do Estado de Rondônia.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »