Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CENTRO DE ESTUDOS RIOTERRA E UNIR APRESENTAM RESULTADOS DE NOVAS PESQUISAS COM SEMENTES FLORESTAIS

Novos resultados de pesquisas realizadas com sementes amazônicas coletadas na Floresta Nacional do Jamari, em Itapuã do Oeste, foram divulgados para cientistas de todo país, durante o XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e na XIV Reunião Latino Americana de Fisiologia Vegetal, realizada em setembro, na cidade de Búzios, Rio de Janeiro.

As publicações são resultados da parceria firmada entre o Centro de Estudos Rioterra, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, ICMBio e prefeitura de Itapuã do Oeste para execução Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

As pesquisas, coordenadas pela doutora Renita Frigeri, da Unir sobre “Dependência térmica da germinação de sementes de Astronium lecointei Ducke(maracatiara)”; “Parâmetros térmicos da germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke (bandarra)”; e “Dependência térmica da germinação de sementes de Senna multijuga (Rich.) Irwin & Barn” (disponíveis em www.semeandosustentabilidade.org e www.rioterra.org.br) apresentam resultados de germinação em relação à variação térmica. A técnica aplicada foi o modelo de graus dia, utilizando frutos em estágio de maturação, colhidos nas árvores matrizes do banco de sementes ‘in natura’, georreferenciados na área da Flona.

Segundo a doutora Renita, a participação no Congresso projeta o Estado positivamente no cenário nacional e possibilita aos pesquisadores rondonienses estreitarem contatos com integrantes de outras redes.

As espécies estudadas possuem ocorrência na Amazônia e importante valor ecológico e econômico para o mercado madeireiro. Mudas produzidas pelo projeto no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste são distribuídas gratuitamente para produtores rurais para a recuperação de áreas de preservação permanentes, popularmente conhecidas como APPs ou matas ciliares.

O processo de pesquisa foi possível graças à reestruturação do Laboratório de Fisiologia Vegetal da Unir, feito pelo Projeto Semeando Sustentabilidade e pela parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que permite a coleta de sementes no interior da Flona do Jamari.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »