O Centro de Estudos Rioterra é a primeira organização não governamental do estado de Rondônia a neutralizar as emissões de carbono decorrentes de suas atividades. Um estudo recente feito pelo Centro em parceria com a Arboplan Assessoria e Consultoria de Engenharia Florestal e Meio Ambiente Ltda e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná mostrou que os experimentos realizados pelo projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Ambiental, são suficientes para neutralizar as emissões da instituição nos próximos 10 anos, mesmo que essa dobre suas ações e número de profissionais, com relação ao ano base, 2010.
“Esperamos que outras organizações sintam-se motivadas em implementar ações similares. O inventário nos permitiu analisar, em conjunto, diferentes áreas e identificar precisamente os pontos a serem melhorados pela gestão da entidade, proporcionando não apenas ganhos ambientais, mas econômicos”, afirmou Fred Bastos, coordenador administrativo da instituição.
A presidente, Fabiana B. Gomes, disse que “a preocupação com as mudanças climáticas devem ser refletidas não apenas em nossos discursos, mas em nossas ações. Por isso tomamos a iniciativa para realizar esse estudo e inventariar as emissões decorrentes das atividades do Centro com o objetivo não apenas de neutralizá-las, mas de melhorar a gestão da entidade e aumentar a sua ecoeficiência”.
O inventário pode ser baixado nos sites www.semeandosustentabilidade ou www.rioterra.org.br, na aba publicações, trabalhos técnicos.