Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Centro de Estudos Rioterra promove em Porto Velho curso sobre saúde, meio ambiente e reutilização de resíduos sólidos.

Entre os dias 09 e 13 de novembro organizações da sociedade Civil e órgãos da gestão pública dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Porto Velho participaram do curso de “Saúde, Meio Ambiente e Reutilização de Resíduos Sólidos”, realizado no espaço Casa Bethânia na cidade de Porto Velho/RO. Esta foi mais uma ação desenvolvida pelo Centro de Estudos Rioterra através do projeto “Semeando Sustentabilidade”, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

O curso tratou de temas complexos, atuais e regionais. Buscou-se diversificar ao máximo as informações atuando em parceria com instituições que trabalham a temática no Estado de Rondônia como: FUNASA, CAERD, CEPEM, COMNEGRO, SEMDESTUR, SEAGRI, SEAS, RIOTERRA e Procurador Municipal com os respectivos temas, Saneamento Básico nas Áreas Rurais, Saneamento Ambiental e Saúde, Doenças Infecciosas e Parasitárias no Contexto do Estado de Rondônia, Medicina Alternativa e Saúde, Experiência da Prefeitura de Porto Velho na Reciclagem de Resíduos Sólidos, Agroecologia e Saúde, Segurança Alimentar, Saúde e Consumo Responsável, Qualidade da Água e Meio Ambiente no Contexto Local, Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Participaram do curso representantes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, associações, cooperativas, Pastoral da Saúde, gestores escolares e técnicos das prefeituras de Itapuã do Oeste, Cujubim e Porto Velho. Os participantes realizaram visitas a Estação de Tratamento de Água/ETA-CAERD com acompanhamento técnico e puderam fazer observações sobre o processo de tratamento de água desde sua captação, no rio Madeira, até a distribuição na rede pública. Puderam acompanhar uma breve medição de pH e turbidez para o controle de qualidade. Visitaram também, a Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Rede da Economia Solidária – CATANORTE, localizada na Vila Princesa. Lá eles acompanharam o processo de chegada de materiais, coleta de recicláveis, separação por tipo de material e cor, prensagem em blocos e ouviram relatos da experiência e organização dos cooperados.

O curso contou exposição de materiais oriundos de resíduos recicláveis e com uma oficina para fomentar aspectos ligados ao processo ensino-aprendizagem através de práticas de reutilização de materiais.

No final do curso os participantes fizeram trabalho de grupos através de cartazes (desenhos e esquemas) e exposição do conhecimento adquirido durante o curso. Uma das participantes Rosimeire Pereira de Novais relatou que, “antes eu tinha um vazio, agora com todos esses temas que foram abordados, estou voltando para casa cheia de idéias. Temos muito a fazer, e tudo depende da consciência de cada um. Não vou mais colocar fogo no lixo do meu quintal”.

O curso, coordenado pela bióloga Alessandra da Silva Martins, Coordenação de Educação do Centro de Estudos Rioterra. Ela enfatizou que apesar das grandes dificuldades vividas pelos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim há grandes chances de desenvolver atividades geradoras de renda a partir do reuso e reciclagem de resíduos sólidos e que para isso a comunidade precisa se organizar para exigir seus direitos de cidadãos, mas serem pró-ativos na proposição de ações em parceria com o poder público, para resolverem seus problemas de tratamento de água e esgoto e de destinação dos resíduos sólidos.

A Coordenação de Educação do Centro de Estudos Rioterra agradece a todas as instituições e pessoas que tornaram esse curso possível.!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »