Foram apresentados entre os dias 28 e 31 de agosto deste ano, em Paris, os trabalhos realizados pelo CES Rioterra no maior Congresso Mundial sobre Geormorfologia, organizado pela Associação Internacional de Geomorofologia (IAG – International Association of Geomorphology). Esta foi a primeira vez que trabalhos de Rondônia são apresentados neste evento, que acontece de quatro em quatro anos.
Geomorfologia é um ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre. Para isso, tende a identificar, descrever e analisar tais formas, entendidas aqui como relevos, assim como todos seus aspectos genéticos, cronológicos, morfológicos, morfométricos e dinâmicos, tanto pretéritos como atuais e naturais ou antropogênicos.
Os trabalhos apresentados são fruto de pesquisas sobre uso e ocupação dos solos no entorno da Floresta Nacional do Jamari. Eles visam compreender a dinâmica ambiental da unidades de conservação e de sua zona de amortecimento como forma de subsidiar política que consideram a capacidade de suporte destas áreas e suas aptidões produtivas.
As pesquisas fazem parte das metas do projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizados por Alexis Bastos e Fabiana B. Gomes e pelo pesquisador Vanderlei Maniesi, Coordenador do Grupo de Geociências da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, parceira na execução do projeto.
O próximo congresso será realizado na Índia, em meados de 2017.