No espaço empresarial, o Centro de Estudos apresentará seus principais projetos de apoio a agricultura familiar desenvolvidos em Rondônia.
O Centro de Estudos Rioterra participa, a partir da desta quarta-feira (22), da 8ª edição da Rondônia Rural Show, que acontece até o dia 25 de maio em Ji-Paraná, com apresentação de palestras e projetos socioambientais no Espaço Empresarial e Internacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O acesso a feira e palestras é gratuito.
No espaço empresarial, o Centro de Estudos apresentará seus principais projetos de apoio a agricultura familiar desenvolvidos em Rondônia, como o Energias Renováveis, Plantar e Semeando Sustentabilidade, projetos esses que visam o fortalecimento e desenvolvimento sustentável para o setor, atrelado a regularização ambiental, recuperação de áreas degradadas e questões de gênero.
Outro projeto de destaque que será apresentado durante a feira é o de crédito de carbono, desenvolvido na Resex Rio Preto-Jacundá de forma inédita em uma unidade de conservação no Brasil.
Ainda no espaço empresarial, serão apresentadas quatro mini-palestras, sendo elas: Agroecologia na Gestão da Propriedade Rural, ministrada pela presidente do CES Rioterra Telva Barbosa; Ferramentas de Tecnologias para a Conservação da Amazônia; Perspectivas para a Conservação da Amazônia até 2050; e CES Rioterra: 20 Anos Conectando Pessoas com a Amazônia, estas ministradas pelo coordenador de Projetos do Centro de estudos Alexis Bastos.
Além disso, serão distribuídas 300 mudas de espécies florestais e produtivas aos visitantes, às mesmas utilizadas e distribuídas gratuitamentes aos agricultores familiares beneficiários dos projetos, prefeituras e outras instituições.
Já no estande da Sedam, técnicos apresentarão o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e estarão disponíveis para tirar dúvidas dos agricultores familiares e realizar cadastro prévio de interessados.
Confira abaixo a programação das palestras:
Dia 23 (quinta-feira) – 11h30
Perspectivas para a conservação da Amazônia até 2050
Dia 23 (quinta-feira) – 10h e 14h
Agroecologia na gestão de propriedade rural
Dia 24 (sexta-feira) – 10h e 14h
CES Rioterra: 20 anos conectando pessoas com a Amazônia
Dia 25 (sábado) – 10h30 e 14h
Ferramentas de Tecnologias para conservação da Amazônia.