Durante os dias 27, 28 e 29 de maio de 2015, técnicos do CES Rioterra participaram da 4º Rondônia Rural Show, feira realizada no parque de exposições Hermínio Victorelli da Associação Rural de Rondônia, na cidade de Ji-Paraná.
Segundo dados do Governo, a Rondônia Rural Show é a maior feira de tecnologias e do agronegócio da região Norte e a 9ª do país. Se caracteriza por ser uma feira de tecnologia e oportunidades de negócios voltados ao setor agropecuário, realizada anualmente pela Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária – Seagri.
O CES Rioterra foi convidado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, através da Coordenadoria de Geociências – Cogeo, para dividir seu estande e apresentar ações do Projeto Quintais Amazônicos, apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia. Durante o evento foram distribuídos folders e informativos referentes às ações e metas do Projeto. Houve doação de mudas de espécies nativas da região amazônica para os agricultores rurais presentes no evento. Entretanto, o grande interesse dos agricultores foi a realização do Cadastro Ambiental Rural/ CAR, feito em parceria com a equipe da Sedam.
“O projeto Quintais Amazônicos é uma realidade na vida de centenas de agricultores, agricultoras, estudantes e professores dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Machadinho D’Oeste, em Rondônia. Visamos o apoio à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável, através da regularização ambiental de pequenas propriedades rurais (propriedades com até 240 hectares). Para isso, uma das principais ferramentas é a realização do Cadastro Ambiental Rural/CAR. Com ele o agricultor passa a conhecer melhor sua propriedade e suas necessidades para regularização ambiental no tocante a recuperação de áreas degradadas. O projeto oferece alternativas viáveis economicamente como a implantação de Sistemas Agroflorestais/SAFs, intercâmbio de experiências, capacitações em boas práticas de manejo e assistência técnica e extensão rural. A importância da participação em um evento como este, o maior da região Norte, é tomar conhecimento de novas tecnologias e de práticas mais eficazes para a produção agropecuária, buscando melhorar as condições ambientais do campo”, destacou Paulo Arruda, coordenador de comunicação do CES Rioterra.