Aconteceu em Machadinho D’ Oeste nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2015, o curso de Zoneamento de Propriedades Rurais. O curso foi realizado na Associação dos Seringueiros de Machadinho do Oeste – ASM. Participaram do evento, agricultores familiares atendidos pelo projeto “Quintais Amazônicos”, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra e apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia.
Na parte inicial do curso foi trabalhado o tema Cadastramento Ambiental Rural – CAR e como esta ferramenta influencia no planejamento da propriedade rural. Os produtores receberam informações sobre o que é e como fazer o zoneamento rural de suas propriedades. Em seguida apresentaram através de desenhos, a organização atual de suas áreas e simularam formas de zonear uma propriedade ambientalmente irregular, tornando-a produtiva e regularizada ambientalmente. Em visita a um sítio no entorno do município, os produtores observaram uma propriedade zoneada de forma a privilegiar a diversidade de produção e a conservação dos recursos naturais.
Através do curso os agricultores puderam correlacionar a perda de recursos naturais como a produtividade do solo e recursos hídricos com uma possível deficiência no planejamento e gestão desses recursos em suas propriedades.
O Centro de Estudos Rioterra buscou capacitar e sensibilizar estes agricultores para desenvolverem um novo olhar sobre a propriedade que preze o planejamento sustentável do uso da terra. Sob essa nova perspectiva, é imprescindível considerar a delimitação de áreas de Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente – APP da propriedade durante o planejamento de uso da mesma, assim como a adesão a um Plano de Recuperação Ambiental, caso estes requisitos não tenham sido respeitados anteriormente.
Assim o CES Rioterra contribui para reutilização de áreas já alteradas, dando novo significado a estes espaços. Espera-se com isso diminuir os desmatamentos ligados ao modelo de agricultura itinerante que persiste até hoje na Amazônia.
Veja mais fotos do curso no link: https://www.facebook.com/CESRioterra