O Centro de Estudos Rioterra promoverá nos dias 20 e 21 de fevereiro um Intercâmbio para troca de experiências entre os produtores rurais de Cujubim e Itapuã do Oeste beneficiados pelo projeto Semeando Sustentabilidade com os produtores atendidos pelo projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela Ecoporé – Ação Ecológica Guaporé, em Rolim de Moura. Ambos projetos são patrocinados pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
As atividades terão início na manhã de quinta-feira (20/02), na sede do Viveiro Cidadão, em Rolim de Moura, com a apresentação das entidades CES Rioterra e Ecoporé e dos projetos por elas desenvolvidos: Semeando Sustentabilidade e Viveiro Cidadão. Em seguida, os produtores rurais farão uma visita ao Viveiro de Rolim de Moura para conhecer o processo de produção de mudas.
“O intercâmbio possibilitará aos produtores rurais dividirem experiências e conhecerem diferentes iniciativas que possam ser replicadas em suas propriedades. Espera-se que eles também difundam os aprendizados adquiridos para outros produtores rurais das linhas onde moram. Um importante momento de reflexão e construção de conhecimento para todos”, destaca Débora Fligueiras, educadora do CES Rioterra.
No período da tarde está programada uma atividade de campo. Todos participarão de visita à uma propriedade rural onde foram implementadas ações de recuperação de áreas. A proposta é dividir com os produtores beneficiados pelo projeto Semeando Sustentabilidade como é o desenvolvimento de ações de recuperação de áreas degradadas com plantio de espécies de valor econômico entre os agricultores de Rolim de Moura.
“Este intercâmbio visa valorizar a troca de conhecimento entre os produtores rurais beneficiados por ambos os projetos, de modo que estes percebam por si que outras regiões também desenvolvem ações semelhantes, respeitando as peculiaridades de cada localidade, porém com o mesmo objetivo que é a restauração de áreas alteradas”, disse Marcelo Ferronato, presidente da Ecoporé.
Para promover uma maior integração entre os presentes a servidora da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Adirleide Dias dos Santos, aplicará nas atividades do Intercâmbio a metodologia participativa para que os momentos possibilitem não apenas a troca de saberes, mas que as informações geradas possam ser discutidas, apreendidas e registradas para que futuramente circulem na sociedade.
“A metodologia participativa é uma ferramenta que contribui para envolver os participantes nas atividades, bem como extrair informações que possibilitem valorizar os conhecimentos e experiências dos mesmos, buscando soluções conjuntas para os problemas em questão”
O Intercâmbio será finalizado na manhã de sexta-feira (21/02) com uma reunião de avaliação. “Teremos nesse intercâmbio produtores rurais beneficiados pelo projeto desde o início e outros que se cadastraram recentemente. A proposta é promover essa troca de experiências entre eles e aproveitar as boas ideias de cada um para melhorarmos nossas ações”, completa Janaína Alves, responsável pelo setor Educação do CES Rioterra.