A 3º Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca de Rondônia, realizada nos dias 3 e 4 de julho, em Porto Velho pela Superintendência Regional do Ministério da Pesca e Aquicultura contou com a participação de mais de 40 instituições ligadas às atividades e registrou a participação de mais de 250 pessoas, representantes dos 52 municípios do Estado.
Seus objetivos foram avaliar as políticas públicas implementadas pela Secretaria Especial de Pesca e Aqüicultura com base nas resoluções das conferências anteriores, do Encontro Nacional das Trabalhadoras da Pesca e Aqüicultura e no Plano de Desenvolvimento Sustentável Mais Pesca e Aqüicultura e consolidar uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável destas atividades, garantindo a participação social dos atores ligados ao setor na definição destas políticas.
Na ocasião, além das discussões acima, foram eleitos os 39 delegados (fotografia) que representarão Rondônia na próxima Conferência Nacional, que será realizada no mês de outubro, em Brasília e realizadas homenagens à entidades e pessoas que têm contribuído com o fortalecimento e desenvolvimento destas atividades no Estado. Dentre os homenageados estavam o Centro de Estudos Rioterra e a Colônia de Pescadores Z3, de Pimenteiras do Oeste. A Colônia Z3 foi homenageada pela forma responsável como têm realizado seus trabalhos frente às dificuldades impostas pela Lei Estadual 1729/07 que limita a captura de peixes no trecho do rio Guaporé tradicionalmente utilizado para o trabalho daquelas pessoas.
Nós da Rioterra parabenizamos a Superintendência Estadual do Ministério da Pesca e Aqüicultura de Rondônia pelos trabalhos desenvolvidos em prol de atividades tão importantes para a região e pela seriedade e respeito com o qual a instituição vem tratando as questões ligadas a pesca artesanal.!