Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cursos realizados para capacitar as comunidades de Itapuã e Cujubim geram empregos

O Centro de Estudos Rioterra e a Universidade Federal de Rondônia-UNIR, através do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pelo programa Petrobras Ambiental, iniciaram em janeiro uma série de capacitações com o objetivo de qualificar profissionais para trabalharem em atividades ligadas a recuperação de áreas degradadas e nos processos ligados a concessão florestal da Floresta Nacional do Jamari.

Até o momento, foram ministrados cinco cursos para os moradores de Itapuã do Oeste e Cujubim/RO: Viveirismo, Produção de Mudas, Coleta de Sementes, Primeiros Socorros e Gestão Territorial e Ambiental. Dez pessoas que fizeram os cursos já foram contratadas para atuar no projeto e outras, contratadas pelas empresas concessionárias. As ações fazem parte dos eixos temáticos de Educação Ambiental e do Banco de Sementes.

Estão previstos ainda cursos de Coleta em Altura, Comunicação, Reutilização de Resíduos Sólidos, Elaboração e Gestão de Projetos, Conservação e Uso do Solo, Manejo de Bacias Hidrográficas, Sistemas Agroflorestais, Compostagem e Recuperação de Áreas Degradadas. Todos esses cursos são gratuitos e abertos a comunidade de Itapuã e Cujubim.

O projeto Semeando Sustentabilidade é realizado em parceria com a Universidade Federal de Rondônia-Unir, Grupo Geoprocessamento/Ulbra, Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade/ICMBio, representado pela gerência da Floresta Nacional do Jamari e prefeitura de Itapuã do Oeste. Conta ainda com o apoio da prefeitura de Cujubim, do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, da Superintendência de Patrimônio da União/SFB e do Serviço Florestal Brasileiro/SFB.!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »