Na última quinta (27) e sexta-feira (28), dezenas de agricultores familiares dos municípios de Cujubim e Rio Crespo participaram do Dia de Campo de Práticas Agroecológicas em propriedades atendidas pelas ações de assistência técnica e extensão rural do Centro de Estudos Rioterra.
Na quinta-feira, a atividade foi na propriedade da família de Rosa Becker, em Cujubim, e na sexta quem recebeu os agricultores foi a família de Maria Helena Rodrigues. Durante a programação, os participantes tiveram acesso a base teórica sobre agroecologia, alimentos orgânicos e valorização da produção, agregando valor aos produtos a partir da aplicação das técnicas. Conceitos de planejamento e implantação de quintais produtivos também foram apresentados, bem como preparo de solo, técnicas de plantio e cultivo.
Na segunda parte do Dia de Campo, os agricultores puderam ver na prática algumas técnicas, como a produção de calda bordalesa, um fungicida e inseticida natural, eficiente contra doenças que causam manchas nas folhas e ferrugem, por exemplo.
Condução e tratos naturais no cultivo, como adubação verde, e técnicas para enxertia e estaquia para propagação de mudas também foram apresentadas.
As atividades realizadas são gratuitas e têm como objetivo levar aos agricultores familiares diferentes técnicas e formas de cultivo com base no conceitos de agroecologia, numa forma de melhorar a qualidade de vida e aspectos da segurança alimentar, além de agregar valor à produção dos agricultores familiares.