Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

DINÂMICAS DE CARBONO SÃO DISCUTIDAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

002As frequentes inquietações sobre temas ligados à emissão de gases de efeito estufa tem ganhado a cada dia, maior espaço entre a sociedade. Há uma preocupação crescente acerca dos possíveis impactos sociais, ambientais e econômicos que poderão advir das atividades antrópicas e as atuais formas de uso e ocupação dos solos.

Com foco nestas e outras questões, pesquisadores de várias partes do país reuniram-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Excelência em Pesquisas em Biomassa de Carbono – BIOFIX, coordenado pelo professor Dr. Carlos Sanquetta, no dia 01 de novembro para discutirem a temática.

“O evento foi importante para aproximar pesquisadores e trocarmos informações sobre as pesquisas em curso e seus resultados a fim de ampliarmos nossas bases de conhecimentos sobre o assunto. Esperamos em breve poder realizar outras atividades que envolvam a academia, instituições do terceiro setor e pessoas que estão se debruçando sobre o tema das mudanças climáticas”, comentou Carlos Sanquetta, da UFPR.

O projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental também teve seus resultados sobre quantificação de carbono em biomassa vegetal e nos solos apresentados no evento pelo pesquisador e coordenador do projeto Alexis Bastos

“Participar de eventos com este enriquece nossas equipes, possibilita articularmos novas parcerias e, dessa forma, ampliar nossas propostas para mitigação de tais impactos. Para uma área de fronteira agrícola como a Amazônia, me parece fundamental compreendermos as questões ligadas às emissões e suas causas para que posamos propor políticas voltadas ao ordenamento territorial daquela região”, complementou Alexis Bastos, do Centro de Estudos Rioterra.

 

 

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »