Rioterra e Sedec assinam termo de cooperação para fomentar economia verde em RO
O Centro de Estudos Rioterra assinou um termo de cooperação com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec/RO). A proposta central da parceria é o compartilhamento de conhecimentos técnicos e pesquisas científicas para o fomento de projetos e políticas públicas que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de setores da chamada Economia Verde em Rondônia. O ato ocorreu nesta segunda-feira, 20, no Palácio Rio Madeira, sede do Governo do Estado de Rondônia.
O acordo possibilitará a capacitação de servidores da secretaria e do CES Rioterra, a transferência de tecnologias, estudos e atividades para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas de fomento de setores como o de restauração florestal e o de comercialização de carbono, com foco em mercados regulados e voluntários. Uma economia com potencial de movimentar mais de R$ 30 bilhões para o país em estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Olhando para o futuro, queremos transformar Rondônia em uma referência de Estado brasileiro que trabalha aliando a conservação da biodiversidade e a gestão dos espaços a mecanismos de desenvolvimento econômico e social, fomentando a bioeconomia e o mercado de carbono na região”, destaca Fabiana Barbosa Gomes, presidente do Centro de Estudos Rioterra.
Na cerimônia de assinatura do termo, o coordenador geral de Projetos do Centro de Estudos Rioterra, Alexis Bastos, fez uma apresentação para os presentes sobre a experiência da organização no desenvolvimento de projetos de restauração florestal em escala e de recuperação de áreas degradadas em imóveis rurais com foco na regularização ambiental da agricultura familiar e na ampliação e geração de renda dos povos na Amazônia.
“A forma mais eficiente, barata e que gera maior impacto social, gerando emprego e renda para as comunidades locais, de se combater as mudanças climáticas é plantando árvores. E as ações de restauração florestal e manutenção da floresta em pé, que promovem a neutralização de emissões de gases de efeito estufa, tem potencial gigantesco de movimentar a economia em nosso estado”, enfatizou Bastos.
“Estamos bem felizes com essa parceria e com os resultados que podemos ter a partir dela. Juntos, realizaremos estudos sobre temáticas da economia verde para a elaboração de políticas públicas e projetos com potencial de atrair investidores e viabilizar o desenvolvimento de ações que ampliem as possiblidades de geração de emprego e renda para a população de nosso estado”, comentou Avenilson Gomes da Trindade, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC/RO.