Foi realizado no dia 11 de setembro de 2015, no prédio da Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia, em Jí-Paraná/RO, palestra sobre o projeto “Quintais Amazônicos”, executado pelo CES Rioterra e apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo Amazônia.
Os alunos das disciplinas de Gestão Ambiental e Ecologia dialogaram sobre como o projeto auxilia na diminuição de impactos decorrentes de atividades emissoras de gases de efeito estufa e sobre como o curso pode contribuir no desenvolvimento regional a partir de matrizes menos poluidoras e de maior eficiência no uso dos recurso naturais.
Foi explicado que as ações desenvolvidas pelo projeto visam a recuperação de áreas degradadas e geração de renda a partir da implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs, cujo o objetivo é consorciar culturas agrícolas e/ou pastagens com espécies florestais. Estes SAFs possuem potencial para contribuir com o seqüestro de carbono de forma a auxiliar no combate as mudanças climáticas. É realizado também, um trabalho de formação e capacitação junto a população local para que executem suas atividades agrícolas com menor emissão de carbono e impactos ambientais.
“A Amazônia desempenha um papel fundamental na regulação climática. Os serviços ambientais prestados por este bioma incluem: manutenção da biodiversidade, ciclagem de água e de carbono, além de outros serviços. A dinâmica de uso e ocupação do solo na região amazônica ocorre de diferentes formas e intensidades, afetando estes serviços fornecidos naturalmente, pois geram impactos decorrentes de desmatamentos, fragmentação florestal, queimadas, perda de fertilidade do solo e erosões. Portanto, existe a urgente necessidade de ações que possam mitigar esse cenário na Amazônia” disse Igor Fotopoulos, professor de Ecologia da UNIR.