Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

EXPERIÊNCIA DO VIVEIRO EDUCADOR DE ITAPUÃ DO OESTE/RO É APRESENTADA NO II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A equipe de Educação do Centro de Estudos Rioterra apresentou o trabalho “Viveiro Educador: Uma Experiência na Amazônia”, no II Congresso Nacional de Educação Ambiental e IV Encontro Nordestino de Biogeografia, com o tema “Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade”, realizado pela Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, entre os dias 12 e 15 de outubro de 2011.

O trabalho apresentado trata da experiências de educação ambiental do projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, desenvolvidas junto ao Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste/RO. Nos anos de 2010 e 2011 realizou-se um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da gestão do viveiro por meio da construção do Projeto Político Pedagógico Participativo (PPPP), envolvendo professores, estudantes, gestores públicos, técnicos, viveiristas e lideranças sociais. O objetivo principal do projeto PPPP é consolidar o viveiro como espaço educador e não apenas de produção de mudas, ampliando o seu sentido para a construção de possibilidades de conhecimentos e práticas que o tornem um espaço de múltiplas funções socioambientais e educativas.

A apresentação da experiência do Viveiro Educador de Itapuã do Oeste – RO foi muito bem recebida pelos participantes da sala temática “Ecopedagogia e Educação Ambiental”, do qual o trabalho fez parte. O trabalho foi considerado inovador e relevante, pois agrega diversas oportunidades de conservação da sociobiodiversidade na região a partir deste espaço de referência.

O coordenador de Educação Ambiental do projeto Semeando Sustentabilidade, Emanuel Meirelles, destacou a participação da Instituição no Congresso: “o trabalho do Centro de Estudos Rioterra no Viveiro Educador de Itapuã do Oeste foi um dos poucos apresentados oriundos da região Amazônica. Ainda é uma novidade esse tipo de experiência na área de educação ambiental. Nosso intuito é que o artigo apresentado a partir da sistematização de nossas experiências com a comunidade contribua para o surgimento de novos Viveiros Educadores no país”.

Até o dia 30 de novembro de 2011 o artigo será publicado no livro eletrônico “Educação Ambiental: Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade”, na pagina do congresso, http://www.cnea.com.br/site/index.php. A obra terá indexação (ISBN) e o selo da Editora Universitária da UFPB.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »