Aconteceu nesta sexta-feira, dia 21 de junho, em Itapuã do Oeste, o encontro entre os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia/SEDAM, Secretaria de Meio Ambiente do Município de Porto Velho/SEMA e técnicos do CES Rioterra. A ação faz parte dos trabalhos de cooperação firmados entre as instituições.
O foco deste encontro foi “fixação de carbono”. Os 27 técnicos presentes conheceram as ações do Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, que tem como objetivo fixar carbono e contribuir assim, para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera.
“Isso é reflexo do sucesso do projeto, do crescente aumento de interesse pelo tema de fixação de carbono, mas também, muito por conta do que estamos fazendo junto com os atores governamentais, que é criar modelos alternativos para recuperação de áreas que sejam atraentes para os agricultores familiares regularizarem suas propriedades ambientalmente. Justamente o que se propõe o projeto Semeando Sustentabilidade. Essa é a única iniciativa do gênero no Estado de Rondônia”, disse Alexis Bastos, coordenador do projeto.
Dentre as atividades previstas, os visitantes conheceram áreas em recuperação e conversaram com os beneficiários. Estiveram na Floresta Nacional do Jamari, onde são mantidas as matrizes geradoras de sementes para a produção de mudas. Eles percorreram trilhas utilizadas pelos coletores de sementes e participaram de uma demonstração de coleta em altura.
Novas ações de capacitação, educação ambiental e transferência de tecnologias estão previstas para os próximos meses. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.rioterra.org.br e www.semeandosustentabilidade.org