Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Luz para Educação: instalação de energia solar é concluída na Escola da Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos

As instalações do sistema de energia solar fotovoltaico foram concluídas e a Escola João da Mata, assim que as aulas presenciais voltarem, estará operando com energia 100% renovável e limpa.

Foram 3 dias de viagem de barco, para que a equipe responsável pela execução do projeto, juntamente com os equipamentos para a instalação do sistema fotovoltaico, conseguisse chegar à Escola Municipal João da Mata, localizada na comunidade Margarida na Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Pacaás Novos. A seca do Rio Pacaás Novos mais o peso dos equipamentos, que totalizavam em 1 tonelada, fizeram com que a viagem fosse o primeiro desafio a ser cumprido na entrega do projeto “Luz para Educação”.

Com a conclusão das instalações do sistema fotovoltaico os alunos terão acesso a água gelada, a ventilação durante as aulas, a internet, a merenda com mais variedades de proteínas etc.

Em uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), em 2011, foi constatado que existe um alto índice de hipertensão entre os moradores da Reserva Extrativista, por causa do consumo exagerado de sal, ocasionado pela ausência de refrigeração para os alimentos, devido a falta de energia. “Um dos principais impactos é a questão da alimentação, na nutrição dessas crianças. Não vão viver como vivem hoje, comendo carne salgada”, destaca Daniela Moreira, assessora especial para Gestão de Unidades de Conservação da Sedam.

A escola também funciona como um ponto de apoio para a comunidade Margarida, para a realização de assembleias, consultas médicas e atividades coletivas. Dessa forma, a energia solar irá beneficiar não só os alunos como toda a comunidade que também terá acesso a esse recurso.

O projeto Luz para Educação faz parte das ações do CES Rioterra em prol da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse movimento é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

O projeto Luz para Educação é idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e implementado pelo CES Rioterra com patrocínio do “Future Fund”, fundo capitaneado pela Coalizão Under2 e secretariado pelo The Climate Group.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »