Boas Práticas na Produção de Cacau estão agora em Vídeo
O CES Rioterra lançou esse mês uma série de vídeos sobre “Boas Práticas na Produção de Cacau”. Essa é mais uma ação com o objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva em Rondônia e assim, gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para agricultores familiares do Estado.
Os vídeos são complementares às “Vitrines Tecnológicas do Cacau”, outra iniciativa do Centro de Estudos Rioterra para levar tecnologia, inovação e conhecimento à produtores rurais de Rondônia e melhorar a qualidade e a produtividade do cacau na região.
Foram selecionadas 20 propriedades, consideradas “modelo” na região Central do Estado, onde estão localizados os municípios de Ouro Preto do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso. Nelas, foram construídas unidades de beneficiamento primário para fermentação e secagem do cacau. Os beneficiários também receberam insumos para produção, assistência técnica e capacitações.
Através de Assistência Técnica e Extensão Rural especializada esses produtores recebem orientação para a implementação de boas práticas no manejo do cacau e pré-beneficiamento das amêndoas e, em uma segunda etapa, também receberão apoio para a venda de suas safras.
Como o CES Rioterra não consegue atender a todos os produtores, produziu uma série de seis vídeos com orientações sobre as melhores práticas no cultivo do cacau. Os vídeos são tutoriais de boas práticas desde o plantio até o armazenamento da amêndoa para venda.
Os vídeos mostram como é possível plantar cacau consorciado com espécies nativas em Sistemas Agroflorestais para fazer do desenvolvimento econômico e social na Amazônia um aliado na conservação da biodiversidade local e no combate às mudanças climáticas.
Para assistir aos vídeos no Youtube, acesse os links abaixo:
Série Cacau em Sistema Agroflorestal
- Vídeo 01 – Apresentação
- Vídeo 02 – Poda
- Vídeo 03 – Colheita
- Vídeo 04 – Fermentação
- Vídeo 05 – Secagem
- Vídeo 06 – Armazenamento
Prefere assistir aos vídeo no Instagram? Nosso perfil é @ces.rioterra.
Nossos conteúdos também estão disponíveis no Facebook (@cesrioterra) e no LinkedIn (linkedin.com/cesrioterra).
Assista aos vídeos, conheça mais sobre as boas práticas na produção de cacau em sistema Agroflorestal na recuperação de áreas degradadas! Gostou? Foi útil? Então compartilhe o link dos conteúdos com outros produtores rurais. Apoie a disseminação de conhecimentos!
O Plantar Rondônia é realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em cooperação com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM) e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Fundo Amazônia.