A biblioteca do Centro de Estudos Rioterra recebeu, no final de março, mais de 300 livros doados pelo Ministério da Educação. Os novos títulos, que vão complementar o acervo de quase quatro mil exemplares da instituição, estão disponíveis aos sócios e colaboradores. “Também disponibilizamos nosso material como conteúdo de apoio para técnicos de outras instituições através de parceria. Interessados podem obter mais informações na nossa secretaria”, informou Alexis Bastos, coordenador de programas do CES Rioterra.
Segundo Ana Catarina Meireles, secretária executiva do CES Rioterra e responsável pela biblioteca, a maior parte do acervo disponibilizado foi adquirido através de doações. Órgãos governamentais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e alguns Ministérios como o do Meio Ambiente e da Agricultura, além de organizações não governamentais (ongs) como o Instituto Socioambiental (ISA) são alguns dos órgãos que já doaram livros para o CES Rioterra. “Também recebemos o apoio de editoras e livrarias. A maioria delas disponibiliza exemplares para doação. A unidade da Saraiva em Porto Velho, por exemplo, já nos doou”, complementa Ana Catarina.
Entre os títulos disponibilizados estão obras de autores conhecidos como Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade e Ziraldo. “Temos muitas coleções e os assuntos são os mais variados. Vão de literatura infantil à metodologia científica, passando por psicologia, ensino de inglês, história, geografia, entre muitos outros”, detalha Ana.
No espaço também há uma videoteca com mais de 300 títulos disponíveis, principalmente de documentários sobre temas relacionados a preservação ambiental.