Cláudio Pádua é o novo Conselheiro Consultivo do CES Rioterra
Em julho, Cláudio Valladares Pádua, liderança do setor ambiental conhecido e premiado internacionalmente e profissional referência em estudos sobre ecologia no Brasil, aceitou o convite para integrar o Conselho Consultivo do Centro de Estudos Rioterra.
Na próxima reunião ordinária do Conselho, prevista para agosto, Cláudio Pádua, que é administrador de empresas e biólogo com mestrado e doutorado pela Universidade da Flórida (EUA), fará suas primeiras contribuições para a gestão estratégica de ações e projetos do CES Rioterra a partir do compartilhamento de seus conhecimentos, experiências e visões de mundo com a Diretoria da organização e os demais membros do Conselho.
Professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e coordenador de projetos de bionegócios do IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas, além de membro do Conselho Consultivo do Centro de Estudos Rioterra, Cláudio é também membro do conselho do Instituto Arapyaú e da SOS Amazônia.
Em 2003, junto com sua esposa Suzana Pádua foi considerado pela revista Time “Herói do Planeta” por sua atuação na conservação da biodiversidade. Publicou quatro livros e mais de 40 trabalhos em revistas científicas e de divulgação nacionais e internacionais.
“É com muita alegria que recebemos Cláudio Pádua como conselheiro consultivo do CES Rioterra por seu amplo conhecimento sobre a Amazônia, e não apenas sobre a biodiversidade deste território, mas por ser profundo conhecedor das questões sociais e dos desafios dos povos tradicionais na promoção de desenvolvimento sustentável na região. Ele será muito importante em nossos debates e tomada de decisões sobre os rumos da atuação do CES Rioterra na construção de uma Amazônia mais justa, inclusiva e ambientalmente sustentável”, comentou Alexis Bastos, coordenador geral de Projetos do CES Rioterra.
Sobre o Conselho
Criado no final de 2021, o Conselho Consultivo do CES Rioterra tem a proposta de atuar como um avaliador externo e isento acerca da atuação da organização em seus principais eixos: redução das vulnerabilidades sociais dos povos da Amazônia, combate à emergência climática e conservação da biodiversidade.
Também fazem parte do atual Conselho Ana Euler, pesquisadora da Embrapa Amapá, e Daniel Brandão, Diretor de Impacto da Vox Capital, São Paulo. Cláudio Pádua passa a integrar a equipe de membros no lugar de Gerard Moss, piloto e comprometido ambientalista suíço-brasileiro que trabalhou incansavelmente pela preservação da Amazônia e das grandes florestas do planeta e foi criador do projeto “Rios Voadores”, falecido em março deste ano.