Agricultores recebem o benefício do Cadastro Ambiental Rural pelo Plantar Rondônia
Entre os meses de janeiro e março, colaboradores do setor de Análise e Monitoramento do Centro de Estudos Rioterra realizaram mutirões para apoiar produtores rurais na elaboração do CAR – Cadastro Ambiental Rural.
Ao todo, mais de 107 agricultores familiares de 17 municípios de Rondônia receberam o documento do CAR e deram mais um passo nas ações de regularização ambiental de suas propriedades.
Apesar de ser um documento declaratório, o CAR é obrigatório e gratuito para todos os agricultores familiares que possuam propriedades rurais com até 04 módulos fiscais (em Rondônia cada módulo equivale a 60 hectares).
Serve para que o governo registre informações ambientais sobre as propriedades rurais e, a partir delas, planeje políticas públicas de conservação ambiental e ações de monitoramento das áreas para cumprir as metas nacionais e internacionais estabelecidas contra o desmatamento ilegal.
Para os agricultores, ter todos os documentos de regularização ambiental em dia é fundamental para acessar alguns benefícios como programas de crédito rural, assistência técnica e extensão rural gratuita, negociar cotas de reserva ambiental, entre outros benefícios de apoio ao desenvolvimento agrícola na Amazônia.
Beneficiários
O produtor rural Ivandilson Fernandes da Silva, proprietário da chácara Dois Irmãos no assentamento Terra Dourada, município de Rio Crespo, foi um dos beneficiados na última etapa do mutirão, realizada no dia 16 de março.
Ivandilson também é um dos beneficiários das ações do Plantar Rondônia no reflorestamento de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar do estado com o plantio de agroflorestas.
Entre as mil mudas plantadas na área de Reserva Legal de sua propriedade estão espécies nativas florestais, além de culturas de valor econômico, como café, pupunha e cacau.
“É muito bom receber esses benefícios aqui onde moramos, e a custo zero. As mudas já estão todas plantadas, agora vou cuidar bem para produzir e poder vender. Eu tenho uma caminhonete, vou colocar tudo em cima e levar pra cidade pra vender, fazer nossa renda e continuar progredindo”, comentou Ivandilson da Silva.