Durante o V Seminário Internacional Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia, realizado de 14 a 16 de agosto em Porto Velho, foi lançado o site da Agência Internacional de Cooperação Amazônica – AICA, uma iniciativa de cooperação e articulação voltada para melhorar as questões de gestão do território no Sudoeste da Amazônia.
Todas as instituições que compõem a AICA executam ações fortes e concretas nesta região, o que fortalece o movimento uma vez que estes entes conhecem de perto as características do bioma que é tão extenso, diverso e, por isso, compreende realidades tão distintas.
E isso também está ligado ao objetivo principal da agência, uma vez que uma boa gestão territorial, numa forma de utilizar da melhor forma possível os espaços para a produção e desenvolvimento da região atendendo a aspectos da conservação, de forma a respeitar os direitos das populações originárias e tradicionais. A AICA acredita e trabalha para que tudo isso possa coexistir no mesmo espaço.
A ideia é, ainda, criar pontes entre todas as pessoas do mundo que querem trabalhar pela conservação Amazônia, criando um espaço onde atores de todas os níveis e esferas possam dialogar em prol desse objetivo comum.
Levando em consideração os trabalhos realizados de forma direta por todas as instituições integrantes, a AICA representa hoje uma capilaridade de proteção de 12 milhões de hectares, com 19 mil pessoas envolvidas diretamente e mais 200 instituições sociais vinculadas.
As instituições integrantes são: CES Rioterra, Ecopore, Fetagro, Pacto das Águas, Opan, Aderjur e SOS Amazônia. Acesse o site aica.org.br e saiba mais.