Na abertura do III Seminário Perspectivas Florestais para a Conservação da Amazônia, na noite de quinta-feira, 09, mais de 200 participantes, entre acadêmicos e profissionais de áreas relacionadas ao estudo e conservação do meio-ambiente, compareceram no auditório da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Centro.
O evento, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra com patrocínio da Petrobras através do Programa Socioambiental, tem como tema principal “Conservação da Biodiversidade na Amazônia” em comemoração ao aniversário da Floresta Nacional do Jamari, que completa 30 anos, e do CES Rioterra, que completa 15 anos, em 2014.
Alexis Bastos, Coordenador de Programas do CES Rioterra, fez uma retrospectiva dos 15 anos de atuação da instituição em ações para o desenvolvimento econômico da Amazônia de forma ambientalmente sustentável. Em seguida, foi exibido um vídeo documentário sobre o projeto Semeando Sustentabilidade, desenvolvido pelo CES Rioterra com agricultores familiares do entorno da Floresta Nacional do Jamari.
Na solenidade, representantes de instituições parceiras também foram homenageados. Entre eles, representantes da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira/CEPLAC, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA, Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia/SEDAM, Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Incra e Ação Ecológica Guaporé.
No primeiro dia, duas palestras foram realizadas. A presidente do CES Rioterra, Fabiana Gomes Barbosa palestrou sobre “Agricultura Familiar e sua Importância para Conservação dos Recursos Naturais – Resultados e Experiências do Projeto Semeando Sustentabilidade”, e a coordenadora regioanl do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Simone Nogueira, explanou sobre “CR1 e o Atual Contexto da Conservação no Sudoeste da Amazônia”.
Ao final os presentes puderam fazer perguntas e participaram de um coquetel.
Confira algumas fotos do evento: