Encontro reuniu colaboradores para definir metas, alinhar estratégias e fortalecer a missão institucional da Rioterra para os próximos anos.

Durante três dias de imersão, entre 1º e 3 de abril, a equipe da Rioterra se reuniu para um dos momentos mais importantes do ano: o Encontro de Planejamento Institucional 2025. Realizado em um espaço de integração e natureza, o evento reuniu mais de 60 colaboradores e parceiros da organização, promovendo diálogos, oficinas e dinâmicas voltadas à construção coletiva das metas do próximo ano e à apresentação do novo planejamento estratégico trienal.

Mais do que uma reunião técnica, o encontro teve como foco o fortalecimento da cultura organizacional, o senso de pertencimento e o espírito de equipe — pilares fundamentais para que a missão da Rioterra continue gerando impacto real na Amazônia. Durante a programação, foram discutidas diretrizes de programas e projetos, além de temas como primeiros socorros emocionais, compliance e gestão de pessoas.
“É um momento onde fazemos o alinhamento dos planos anuais e plurianuais. Ratifi camos os entendimentos sobre os objetivos e papeis de cada um no atingimento das metas. Adicionalmente, conseguimos fortalecer a cultura institucional, missão, visão, valores, e o espírito de pertencimento de todos à organização.”, destaca Alexis Bastos, fundador da Rioterra.
Apoio internacional para o fortalecimento institucional
Um dos destaques do evento foi o apoio feito pela Good Energies , grupo internacional que tem apostado no fortalecimento institucional da Rioterra. Em vez de apoiar apenas projetos pontuais, como é comum, a fundação escolheu investir na organização como um todo — reconhecendo sua relevância estratégica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Eles investiram na Rioterra, porque na visão deles é muito importante que a Rioterra exista e que a Rioterra possa, de fato, continuar prestando serviço para a sociedade aqui na Amazônia.”, explica Alexis.
Uma nova etapa para avançar com propósito
Ao final do encontro, as metas e objetivos para 2025 foram consolidadas com base no planejamento trienal recém-finalizado, garantindo coerência e visão de longo prazo nas ações da organização. Com mais de 25 anos de atuação, a Rioterra segue firme em sua missão de restaurar áreas degradadas, fortalecer cadeias da bioeconomia e promover justiça socioambiental para comunidades tradicionais da Amazônia.