Skip to content Skip to footer
Políticas Ambientais

As ações de recuperação e conservação florestal na Amazônia implementadas pelo Centro de Estudos Rioterra são pautadas em políticas e diretrizes nacionais e internacionais.

Some description text for this item

Conservar áreas de floresta nativa e plantar árvores através do reflorestamento de áreas degradadas estão entre as alternativas mais eficazes no combate às mudanças climáticas, pois a vegetação absorve o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e o armazena como carbono no solo e em suas partes.

Para conter o aquecimento global através de ações de conservação e restauração de ecossistemas, países-membros da Organização das Nações Unidades, incluindo o Brasil, buscam assumir compromissos em acordos internacionais.

Pautado nestes compromissos, o Centro de Estudos Rioterra elabora e implementa projetos que contribuem para o alcance das metas estabelecidas para o Brasil no âmbito internacional.

O Acordo de Paris, por exemplo, firmando em 2015 na COP21 (Conferência das Partes sobre Mudança do Clima realizada pela ONU ) é um marco nas negociações internacionais sobre o combate às mudanças climáticas e 196 países assinaram o compromisso com metas e ações para limitar o aumento das temperaturas globais abaixo de 2 graus Celsius dos níveis pré-industriais.

Entre os compromissos feitos pelo Brasil, está implementar o Código Florestal brasileiro em todo seu território, zerar o desmatamento ilegal na Amazônia e restaurar 12 milhões de hectares de áreas degradadas até 2030.

Através de projetos de apoio à agricultura familiar de Rondônia, o CES Rioterra já contribuiu com a regularização ambiental de mais de 2 mil propriedades rurais e o reflorestamento de 5.077 mil hectares de áreas degradadas.

Não deixar ninguém para trás

O Centro de Estudos Rioterra é também integrante do Pacto Global, iniciativa da ONU para promover a sustentabilidade corporativa e promover a Agenda 2030.

Lançada em 2015 e pactuada por seus 193 países-membros, a Agenda 2030 tem por objetivo principal implementar um plano de ação que gere impactos reais na promoção de desenvolvimento justo, sustentável e inclusivo para melhorar a vida de todas as pessoas do planeta até 2030.

10 ODSs dialogam diretamente com iniciativas implementadas pelo Centro de Estudos Rioterra para a diminuição das vulnerabilidades sociais dos povos da Amazônia, a conservação da Biodiversidade local e no combate às mudanças climáticas.

Outros compromissos internacionais em que as ações do CES Rioterra contribuem diretamente para o alcance das metas estabelecidas no combate a urgência climática são:

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »