A partir do conceito de Paisagem Tropical Sustentável, CES Rioterra capacitou técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Ariquemes
A primeira etapa da parceria entre o Centro de Estudos Rioterra e a prefeitura de Ariquemes para promover a recuperação de 123 nascentes na bacia hidrográfica do rio Jamari, que abastece o município, foi concluída esta semana com a capacitação de 12 técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Ariquemes.
Foram quase dois meses de cursos onde os conhecimentos foram compartilhados pelos profissionais do CES Rioterra em três etapas a partir do conceito de Paisagem Tropical Sustentável.
No primeiro curso, os técnicos aprofundaram conhecimentos sobre conceitos de cartografia e aprenderam a converter e transferir para o computador as informações em formatos para serem lidas nos programas, fazer correções, e a utilizar os softwares de sistemas de informações geográficas (SIGs).
Em um segundo momento, o treinamento foi sobre sensoriamento remoto. Aprenderam a buscar as imagens de satélites disponíveis gratuitamente, baixar, interpretar e processar as imagens para reconhecer fatores de degradação, como desmatamento e focos de calor, entre outras formas de análise.
E na última etapa da capacitação, os técnicos aprenderam como coletar os dados primários em campo com uso de ferramentas de GPS e Drone.
“Agora, todos estão aptos para coletar dados em campo utilizando ferramentas geotecnológicas, a transferir esses dados para o computador e usar softwares de geoprocessamento, além de fazer a correta análise das informações que estão produzindo para compreenderem o ambiente e promover uma gestão sustentável do território”, elenca Dra. Fabiana Barbosa Gomes, gerente de Geotecnologias e Pesquisa do CES Rioterra.
Para os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Ariquemes, o conhecimento adquirido será útil em atividades como monitoramento do ambiente e fiscalização de seu uso, e na emissão de licenciamentos ambientais. “Essa capacitação nos possibilitou aprofundar conhecimentos na captação, análise e compreensão dos dados para tomada de decisão quanto a melhor gestão do território e para fazer um planejamento estratégico de recuperação das nascentes”, completou Acir Braido de Oliveira, coordenador de projetos de Recuperação de Nascentes de Ariquemes.
O próximo passo será trabalhar na análise das informações. Reunir os dados do CES Rioterra e aqueles coletados pelos técnicos durante as capacitações para entender qual será a melhor forma de trabalhar a recuperação dessas nascentes, eleger as áreas prioritárias e as ações prioritárias e, junto aos agricultores que estão ocupando a região da bacia, fazer um trabalho que possibilite recuperar as nascentes da região a partir de um modelo de Paisagem Tropical Sustentável.
“Nosso objetivo é espacializar a área que compreende a bacia, compreender as vulnerabilidades e potencialidades desse ambiente, entender as dinâmicas de ocupação daquela área e as pessoas que estão lá. Suas necessidades e intervenções no ambiente”, finaliza Dra. Fabiana.
Paisagens Tropicais Sustentáveis
O programa de apoio à recuperação de bacias hidrográficas desenvolvido pelo CES Rioterra trabalha as ações a partir do conceito de Paisagens Tropicais Sustentáveis (PTS), modelo que visa integrar diferentes segmentos e usuários dos recursos naturais de uma dada bacia hidrográfica a fim de convergirem para boas práticas no uso dos recursos naturais, observando a capacidade de suporte dos ambientes e suas aptidões, como forma de garantir sustentabilidade econômica e ambiental à sociedade.