O projeto Plantar entra em seu terceiro ano de execução contabilizando mais de 1 milhão de mudas produzidas e doadas para recuperação de 1.000 hectares de áreas degradadas em 12 municípios de Rondônia. Esta é a maior operação de recuperação já realizada no país. O Plantar é um projeto pioneiro de adequação ambiental e implementação do Programa de Regularização Ambiental no Brasil.
Somente em 2019, foram mais de 800 mil mudas produzidas e entregues aos agricultores familiares cadastrados entre novembro e janeiro, aproveitando o período de chuva, importante para o bom estabelecimento das mudas.
Antes do plantio, que é a etapa fim do ciclo, os agricultores receberam calcário (aproximadamente 300 toneladas foram distribuídas), de acordo com a necessidade de cada propriedade, adubos de plantio e cobertura, totalizando cerca de 50 toneladas, material para cercamento, como estacas, mourões e arames.
Todos os materiais são entregues sem custos aos agricultores familiares. Esse processo de adequação das propriedades rurais faz parte das mudanças previstas no Código Florestal e são fundamentais para que os agricultores familiares mantenham suas áreas de acordo coma legislação e possam, assim, continuar a acessar mercados para escoarem seus produtos.
Além dessas ações, há todo um processo de envolvimento, no qual os beneficiários recebem visitas de assistência técnica e extensão rural. Desde seu início, o projeto já atendeu mais de 1.100 famílias. As ações incluem, ainda, apoio as organizações sociais, que já são cerca de 120, e atividades de capacitação, somando 415 técnicos, servidores públicos e agricultores familiares que participaram das atividades formativas nas áreas de organização social, reflorestamento, regularização ambiental e produção sustentável.
Para se ter uma ideia, ao contabilizarmos somente com a remoção da biomassa vegetal viva acima e abaixo do solo, 16.640 toneladas de dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa, serão removidos da atmosfera por ano, o que equivale a emissão de 7.961.722 de litros de gasolina, demonstrando o potencial e apoio que a agricultura familiar tem aportado para as questões de conservação da Amazônia.
O Plantar é um projeto pioneiro no Brasil, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, em cooperação com Ecoporé e Fetagro, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.
Diante da pandemia do novo coronavírus, as atividades de atendimento presencial seguem suspensas, obedecendo as orientações de isolamento social dos órgãos de saúde. Entretanto, para os interessados em aderir ao projeto, os atendimentos e pré-cadastro seguem através do telefone, conforme relação abaixo: