Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Regeneração Natural X Recuperação Ativa, o que mostram as experiências?

Este será um dos temas do webinário do dia 17 de agosto, organizado pelo Centro de Estudos Rioterra e com transmissão no Youtube e no Facebook

Com o tema principal “Recuperação da Cobertura Vegetal e sua importância para Conservação da Biodiversidade”, o encontro online gratuito organizado pelo Centro de Estudos Rioterra terá a participação de três especialistas no assunto.

Um deles é o doutor em Biologia Vegetal e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Antônio Laffayete, que desenvolverá sua participação sobre o tema Regeneração Natural X Recuperação Ativa, o que Mostram as Experiências”.

Continue a leitura para saber um pouco mais sobre o que o doutor Laffayete vai apresentar neste webinário.

A Natureza é muito sábia!

Se uma área de floresta que foi desmatada deixar de receber a intervenção humana, ela naturalmente voltará a restaurar sua cobertura vegetal. A ação dos ventos e dos animais movimentará sementes para esta região e após algum tempo as espécies voltarão a crescer. Os cientistas chamam esse processo de REGENERAÇÃO NATURAL.

Por outro lado, também é possível restaurar uma área degradada através da intervenção humana, ou seja, pela RECUPERAÇÃO ATIVA, quando se realiza a plantação de mudas de forma planejada e ordenada em uma área.

Nos dois processos o mais importante acontece: a recuperação da cobertura vegetal de uma área degradada.

E quanto a eficácia desses modelos? Será que os resultados são semelhantes? Um tem mais benefícios que o outro para a recuperação da diversidade biológica e disponibilidade dos serviços ecossistêmicos de uma região?

Para saber o que as pesquisas mais recentes sobre a recuperação da cobertura vegetal na Amazônia apontam de mais eficiente e eficaz para a restauração dos ecossistemas, participe do webinário do Centro de Estudos Rioterra, no dia 17 de agosto,  pelos canais digitais da organização no Youtube e no Facebook. A inscrição é gratuita e começa no dia 9 de agosto. Os participantes receberão certificado.

Sobre o palestrante

Antônio Laffayete Pires da Silveira é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), com mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fitossociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitossociologia e florística de florestas e Cerrado e Recuperação de áreas degradadas.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »