Produtores rurais de Itapuã do Oeste conheceram os benefícios e fizeram o cadastramento
Produtores rurais de Itapuã do Oeste conheceram os benefícios do Projeto Semeando Sustentabilidade, durante seminário realizado na Escola Municipal Sossego da mamãe, no último dia 11 de setembro. O evento foi realizado pelo Centro de Estudos Rioterra com apoio da Prefeitura de Itapuã do Oeste. O vice-prefeito do município, Genecy França, ressaltou a importância das ações da Rioterra para o desenvolvimento local sustentável.
O produtor rural Francisco Teixeira, o Chicão, considerou que as ações sustentáveis devem ser vistas pela importância ao ser humano. “A agroecologia e o Sistema Agroflorestal (SAF) fortalecem a propriedade rural e são importantes para a boa saúde de nossa população”, destacou.
A agricultora Ana Maria Augusta, a Ana do Azul, ficou satisfeitas com as informações recebidas, se cadastrou no banco de áreas da Rioterra, e abriu espaço na linha do Azul para novas reuniões. “Todos precisam saber da importância desse projeto e dos benefícios oferecidos de graça para os produtores rurais”, afirmou.
A vereadora Eliane Silva Cardoso tem propriedade rural e também se cadastrou logo após o seminário. Segundo ela, as informações foram esclarecedoras e, muitos produtores rurais ainda não tiveram oportunidade de saber mais sobre o projeto.
O coordenador do banco de áreas da Rioterra, Leonardo pool, destacou que além da distribuição de mudas, os produtores recebem assistência técnica e tem a possibilidade de regularizar a propriedade recompondo áreas degradadas.
Já o coordenador geral da Rioterra, Alexis Bastos, enfatizou os benefícios sociais e econômicos como os cursos e capacitações realizados, geração de emprego e renda, e valor econômico ds espécies disponibilizadas no Viveiro Municipal.