Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

RIOTERRA – CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE RENDA SUSTENTÁVEL PARA COMUNIDADES TRADICIONAIS

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, em parceria com Programa Áreas Protegidas da Amazônia – Arpa por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO estão executando desde 2007, o projeto de geração de renda e inclusão de gênero na comunidade de Surpresa, em Guajará – Mirim, no entorno do Parque Nacional Serra da Cutia. O Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade – ICMBio também, é um parceiro.para dar condições à condução dos trabalhos.
O projeto tem como objetivo melhorar a renda dos moradores locais através da utilização dos recursos existentes na região e com isso, diminuir a pressão sobre os recursos naturais do Parque Nacional Serra da Cutia, contribuindo para as atividades de conservação da área.
A iniciativa já possibilitou as reformas da casa de farinha e do barco da Associação de Moradores do Distrito de Surpresa – AMADSUR e estruturação da oficina para confecção de biojóias da Associação de Mulheres e Jovens de Surpresa – AMJOS e também um escritório para a gestão do AMADSUR. O projeto continuará em Março de 2008 e 2009, com atividades de fortalecimento do capital social da localidade através de cursos de formação e implementação das atividades produtivas de farinha e biojóias.
O projeto é uma ação do Arpa, criado em 2002, um programa do Governo Federal que tem a ambiciosa meta de proteger 500 mil quilômetros quadrados do bioma Amazônia, uma área equivalente ao território da Espanha ou duas vezes o Estado de São Paulo. A iniciativa visa fortalecer e ampliar a infra-estrutura de unidades de conservação (UCs), permitindo seu pleno funcionamento e o cumprimento de sua missão de conservação da biodiversidade.
Neste programa, o FUNBIO além de gerenciar os recursos da doação, é responsável pelo subcomponente “Participação Comunitária” que tem como foco as comunidades diretamente envolvidas com as UCs de proteção integral criadas na região onde essas comunidades estão localizadas. Considerando as necessidades e os interesses das populações locais, o Arpa prevê o desenvolvimento e a implementação de estratégias de cooperação que visam otimizar a efetiva consolidação das UCs, fortalecendo o seu entorno do ponto de vista social e ambiental.!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »