Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Doação de mudas para povos indígenas

Rioterra doa mudas para reflorestar áreas degradadas em comunidades indígenas no Acre

Mudas produzidas pelo Centro de Estudos Rioterra estão reflorestando áreas desmatadas no interior do Acre, na divisa com o Peru.

Parte das 13 mil mudas de cerca de 20 espécies florestais, frutíferas e madeireiras nativas da Amazônia, doadas pela organização ambiental rondoniense, irão ajudar a recuperar a vegetação de uma área de cerca de 1.500 hectares nas terras da comunidade indígena Puyanawa, onde os indígenas estão plantando as árvores em Sistema Agroflorestal e produzindo mais mudas para avançar no reflorestamento.

“Estamos defendendo nossa terra e voltando a plantar árvores nas áreas degradadas. Áreas que precisam ser protegidas e onde estamos produzindo frutos que vão alimentar as famílias da nossa comunidade e chamar para mais perto os animais e os microorganismos que são o sustento para a qualidade da terra”, comentou Puwe Puyanawa, uma das lideranças da comunidade que viajou mais de 1.400 quilômetros até Itapuã do Oeste para buscar as mudas.

Do total de 13 mil mudas doadas, boa parte delas, 4.800 mil unidades foram plantadas na aldeia Nova Esperança, da etnia Yawanawá, no município de Tarauacá, onde o consórcio Aliança Reflorestar em parceria com empresas patrocinadoras tem realizado ações de intercâmbio para troca de experiências entre as comunidades indígenas da região, incentivando o reflorestamento das áreas degradadas por antigos invasores.

“Só tenho a agradecer aos apoiadores dessa ação e também às pessoas que estão entrando na mata para colher sementes, produzindo as mudas e cuidando da floresta. Que a gente se una nessa grande aliança de pessoas que querem plantar árvores na floresta onde a natureza foi devastada”, acrescentou Puwe.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »