Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

RIOTERRA E CEPLAC CELEBRAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Foi assinado na manhã de hoje, 9 de agosto de 2016, Protocolo de Intenções para cooperação técnica entre o Centro de Estudos Rioterra e a Comissão Permanente da Lavoura Cacaueira – CEPLAC. O objetivo do Protocolo é estabelecer um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de extensão, pesquisa aplicada, capacitação e treinamento de recursos humanos para absorção e transferência de tecnologias voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar no estado de Rondônia.
Uma das ações previstas é a utilização do cacau como cultura principal na implantação de sistemas agroflorestais previstos nos projetos de adequação ambiental de propriedades rurais realizados pelo CES Rioterra.
“Há uma grande demanda pelo fruto no mercado, tanto pela falta de produto, quanto pelo crescimento populacional e de seus derivados. Os preços hoje são muito bons se comparados a períodos anteriores. O cacau pode ajudar a recuperar um grande passivo de áreas abandonadas, sem contar o apelo de origem amazônica que o valoriza no mercado internacional, agregando valor à produção daqui”, falou O Diretor Geral da CEPLAC, Sérgio Murilo.
O CES Rioterra tem realizado atividades voltadas a capacitação de seus técnicos e sensibilização de proprietários rurais para esse mercado que está em franco crescimento.
“O Protocolo, na verdade, oficializa uma parceria que vinha sendo trabalhada desde 2014. Já realizamos intercâmbios, cursos e dias de campo. Os agricultores precisam diversificar sua produção e veem o cacau com bons olhos. Acreditamos que haverá uma boa aceitação dos modelos cujo cacau é a principal cultura a ser implantada. É muito importante recuperar os passivos ambientais das propriedades da agricultura familiar, mas não podemos deixar de buscar alternativas que sejam economicamente viáveis para os produtores, sob pena de não termos adesão por parte deles, principais atores nesta questão”, completou Telva Barbosa Gomes, presidente do Centro de Estudos Rioterra.
O Protocolo foi assinado na sede da CEPLAC, em Porto Velho, pelo Diretor Geral do órgão, Sr. Sérgio Murilo C. Menezes, que está em visita à Rondônia. Participaram também da solenidade Cacildo Viana, Superintendente da CEPLAC em Rondônia, Alberto Quintans, Chefe de Pesquisa e Extensão e Claudio Coimbra, Presidente da Câmara Setorial do Cacau.

 

002

000

001

Rioterra © 2025. Todos os direitos reservados.

Translate »