Aconteceu entre os dias 4 e 6 de agosto, no município de Itapuã do Oeste/RO, o primeiro curso de extensão ministrado em parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, pelo Mestrado em Geografia e o Centro de Estudos Rioterra, que teve como tema “Manejo de Bacias Hidrográficas”.
O curso abordou aspectos conceituais e de caracterização de bacias hidrográficas; tratou de assuntos ligados as bacias como unidades de planejamento e questões relativas a gestão social, econômica e ambiental dos recursos hídricos.
O objetivo das ações é proporcionar a técnicos e estudantes universitários que residem em áreas onde não há campus universitário, atividades formativas em diferentes segmentos como gestão territorial, desenvolvimento socioeconômico e cultural.
“Essa é uma importante conquista, tanto para a instituição como para os atores com os quais trabalhamos”, destaca Alessandra Martins, coordenadora de Educação do Centro de Estudos Rioterra. “Agora, os cursos ministrados por nós passam a ter o reconhecimento do Ministério da Educação. Isso os tornam mais atrativos e representativos socialmente”.
O curso foi mais uma das atividades previstas para melhorar aspectos de conservação no entorno da Floresta Nacional do Jamari proporcionado pelo projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.