Rioterra participa de evento em comemoração aos 70 anos do BNDES
No evento BNDES Day, a instituição ambiental representou Rondônia no painel “Construindo Futuros da Amazônia”
Em comemoração aos seus 70 anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realiza, esta semana, o BNDES Day. Encontro que reúne clientes, parceiros e representantes de diferentes setores para conversas sobre casos de sucesso e estratégias para a promoção de desenvolvimento sustentável no Brasil.
Na quarta-feira, 07, o coordenador geral de projetos do Centro de Estudos Rioterra, Alexis Bastos, foi um dos participantes convidados para apresentar ações desenvolvidas em parceria com o Banco e debater mercados e soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua participação foi no painel “Construindo Futuros da Amazônia” no primeiro evento do dia, na Programação Trilhas Paralelas.
“Estamos muito felizes por receber esse reconhecimento e pela oportunidade de falar sobre a construção de futuros para a Amazônia. Tema muito propício para nós que há 23 anos desenvolvemos projetos de inovação e capitaneamos investimentos para o Estado com foco em mercados estratégicos para a construção de futuros que sejam justos, inclusivos e ambientalmente sustentáveis”, comentou Alexis Bastos.
Na ocasião, Alexis apresentou também os resultados do Plantar Rondônia, um dos projetos realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, com financiamento do BNDES, em apoio a regularização ambiental de propriedades da agricultura familiar de Rondônia através do reflorestamento em áreas de passivos ambientais.
Em cinco anos (2018 a 2022), foram produzidas e doadas mais de 3,5 milhões de mudas de espécies nativas florestais e de valor econômico através do projeto. E cerca de 2.800 hectares de áreas degradadas foram recuperadas, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para mais de 2.500 agricultores e agricultoras familiares de Rondônia.
“O BNDES está completando 70 anos e a parceria entre o Banco e a Rioterra está completando 10 anos. Uma década de vínculo permanente com a instituição através de financiamentos por parte do Banco na implementação de projetos idealizados por nós em pautas prioritárias para o desenvolvimento sustentável de Rondônia, como a regularização ambiental de imóveis da agricultura familiar e a integração de ações de conservação e restauração florestal com iniciativas de fortalecimento de cadeias produtivas da bioeconomia”, concluiu Alexis bastos.