A melhoria da qualidade na cultura da banana em Rondônia foi o tema do dia de campo realizado na quinta-feira (9), na propriedade do agricultor Valdemar Oriente, em Alto Paraíso, município do Vale do Jamari, distante 206 km de Porto Velho, em Rondônia. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura do município e teve mais de 100 produtores participantes.
O Centro de Estudos Rioterra esteve presente para apresentar os projetos desenvolvidos no município e região, e foi representada pelo coordenador de Extensão Rural, o geógrafo Luiz Felipe Ulchoa, pelos agrônomos Woellington Lima e Wellington Adorno e pelo gestor ambiental Uilian Campos, que falaram da importância de consolidar uma cadeia de valor da banana em Rondônia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e promovendo soluções econômicas para a agricultura familiar e comunidades tradicionais.
Luiz Felipe Ulchoa também apresentou o Projeto Agroverde, com ênfase nos benefícios que o projeto leva para a região, bem como a recuperação de áreas com reflorestamento, adequação ambiental dos imóveis rurais, apoio produtivo para pastagem e agricultura, assistência técnica e extensão rural com uma equipe multidisciplinar e a realização de pagamentos por serviços ambientais – PSA para aqueles produtores e produtoras rurais que restauram suas áreas degradadas. A adesão dos produtores e produtoras é de forma voluntária, a Rioterra fornece mudas, insumos e materiais para reflorestar, e ainda, faz o acompanhamento técnico com visitas periódicas.
O prefeito de Alto Paraíso, João Pavan, esteve no dia de campo e ressaltou a importância das instituições parceiras para a consolidação de um projeto amplo de melhoria da banana produzida na região. Além do prefeito participaram da programação vereadores do município, e representares da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater, cooperativas de crédito Credisis e CrediAri, Embrapa, Ceplac, Sedam e entre outras.