A instituição é uma vitrine da execução de excelência de projetos para as comunidades locais.
O casal de filantropos ingleses Maurice Ostro e Katy Ostro estiveram em Rondônia e dentre as atividades, conheceram as ações realizadas pela Rioterra. Durante a rápida visita estiveram no viveiro da instituição, onde foram guiados pelo coordenador geral de projetos, Alexis Bastos. Com os olhos fascinados pelas tecnologias desenvolvidas no viveiro, puderam compreender os processos de produção de mudas e ver todo seu desenvolvimento, até a fase final pré-plantio.
Após esse primeiro contato com o viveiro, seguiram para a propriedade do senhor Eron da Silva, que há mais de 12 anos é beneficiário da Rioterra. Foi através do projeto Semeando Sustentabilidade , realizado pela Rioterra, que ele recuperou cerca de seis hectares de mata ciliar que passavam em sua propriedade. A primeira árvore foi plantada em 2011 e hoje já é possível perceber a biodiversidade no seu “quintal”. O casal Ostro ficou impressionado com as transformações dos ambientes, antes degradados, para áreas reflorestadas.
O casal demonstrou ter um olhar de profunda preocupação com questões socioambientais em torno de seus projetos. Segundo Sr. Maurice Ostro, “eles terminaram a visita animados por saberem que há organizações locais como a Rioterra que podem ajudar a desenvolver ações de sustentabilidade para quem deseja investir na região”.