Em dois anos, instituição já distribuiu mais de 1,3 milhão de mudas e recuperou mais de 1.120 hectares de áreas degradadas em Rondônia
O Centro de Estudos Rioterra vem ao longo dos anos contribuindo, através de seus projetos e ações, para a mitigação de emissões de gases de efeito estufa frente às emergências climáticas e alcançado resultados significativos. Essa preocupação se traduz através dos esforços para implementação dos acordos firmados na 21ª Conferência das Partes (COP21), em Paris.
Em recente relatório, a instituição apresenta uma parcial desses esforços, a exemplo da produção, plantio e distribuição de 1.374.715 mudas de espécies florestais diversas, para mais de 940 famílias da agricultura familiar como forma de regularizar suas propriedades rurais através do Programa de Regularização Ambiental – PRA, projeto pioneiro no país, apoiado pelo BNDES através do Fundo Amazônia. A ação contribui para recuperação de mais de 1.120 hectares de áreas degradadas somente nos dois últimos anos.
Adicionalmente, a recuperação dessas áreas contribuirá com a remoção de gases de efeito estufa e, ainda, a para estocagem de aproximadamente 356.712,38 tCO2 (toneladas de Dióxido de Carbono) ao longo de 20 anos, tempo estimado para o crescimento das árvores. Para se ter uma ideia, esse valor equivale a remoção de mais de 170 milhões de litros de gasolina ou o equivalente a mais de 1000 voltas ao redor do planeta Terra em um Boeing.
Os resultados alcançados até aqui são de grande impacto na luta mundial pela mitigação dos impactos ambientais e mudanças climáticas. “Durante a COP de Paris o Brasil fez os compromissos de implementar o Código Florestal, restaurar 12 milhões de hectares e zerar o desmatamento ilegal na Amazônia. Com todos esses trabalhos, estamos fazendo nossa parte para contribuirmos no alcance desses objetivos. Nosso desejo é contribuir cada vez mais para uma sociedade justa, de forma que cada indivíduo se torne consciente do seu papel e protagonista desta transformação” disse Fabiana B. Gomes, coordenadora do setor de Análise e Monitoramento da Paisagem do CES Rioterra.
Para saber mais sobre essas e outras ações e resultados, acesse o relatório 2019.
Saiba mais:
Em dois anos, Rioterra atuou no fortalecimento de mais de 120 organizações sociais em Rondônia