Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SEMEANDO SUSTENTABILIDADE É APRESENTADO NO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA

Aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro, em Belém/PA, o V Simpósio Internacional de Geografia Agrária, tendo como foco das discussões “Questões Agrárias na Panamazônia no Século XXI: Usos e Abusos do Território”.

Os pesquisadores do Centro de Estudos Rioterra Alexis Bastos, Fabiana B. Gomes e Adnilson Silva publicaram o artigo “Recuperação de Matas Ciliares em Itapuã do Oeste e Cujubim/RO – Uma Nova perspectiva de Inclusão Social e Econômica”. A publicação apresenta as experiências realizadas pelo projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, sobre trabalhos de recuperação de áreas no entorno de Floresta Nacional do Jamari e os métodos utilizados para envolvimento dos agricultores familiares das discussões destas questões.

“O projeto é uma rara aplicação de conhecimentos multidisciplinares que pode contribuir muito para que os problemas ligados a regularização ambiental de propriedades rurais avance na Amazônia, pois são desenvolvidos sob a lógica de envolvimento os diversos atores, respeitando suas visões e não de puni-los”, disse a pesquisadora Fabiana Gomes.

Alexis Bastos, que também coordena o projeto destacou que: ”outra ponto forte do projeto, que o torna atrativo às discussões são as abordagens que fazemos não pelo viés ambiental, mas pelo econômico. Muitos produtores rurais já sentem a necessidade de buscar alternativas à falta de água para suas criações e produção agrícola. O projeto os ajuda nisso e mostra que economia e meio ambiente caminham juntos e não separados”.

O artigo pode ser lido na íntegra no site do projeto (www.semeandosustentabilidade.org) ou no da Rioterra (www.rioterra.org.br).

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »