A equipe de programa de assistência técnica (Ates) do Incra em Cujubim visitou o viveiro florestal de Itapuã do Oeste com os agricultores dos assentamentos da reforma agrária Agostinho Becker e Renascer, na sexta-feira (9). Eles receberam mudas de várias espécies florestais para a recomposição de pomares, formação de sistemas agroflorestais e recuperação de áreas de preservação permanentes.
A visita possibilitou a conscientização sobre a importância da reserva florestal de seus lotes e o planejamento da recomposição das áreas degradadas, na avaliação da engenheira florestal da Emater/Ates, empresa que executa o programa em Rondônia, Alexandra Soares Serra. De acordo com a engenheira, “a visita ao viveiro representa a continuidade das atividades realizadas durante o ano de 2011, pois vários agricultores, através da doação de sementes florestais, já vêm produzindo mudas em suas propriedades”. Os agricultores receberam também palestras voltadas à produção de mudas.
O técnico em agropecuária da Emater, João Francisco dos Santos Filho, falou aos agricultores sobre a importância da conciliação entre agricultura e floresta para promover a sustentabilidade. Segundo ele, a difusão de práticas agroecológicas ajuda na diminuição do uso de químicos que comprometem não só o meio ambiente mais a qualidade de vida desses agricultores familiares.