Cacauicultor beneficiado pelo Rioterra fica entre os 10 melhores em concurso nacional de qualidade do cacau
Com investimentos em melhoria da qualidade, o cacau produzido em Rondônia destaca-se entre os melhores do Brasil. Durante a 6ª edição do “Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade”, o maior evento de valorização do cacau brasileiro, os produtores do estado despontaram entre os vencedores e a melhor classificação foi para o produtor de Buritis (RO), Mauro Celso Tauffer que conquistou o 2º lugar na variedade Mistura e o 3º lugar na categoria Varietal. O concurso foi realizado no dia 28 de novembro, em Belém (PA).
Outro rondoniense que foi destaque e ficou entre os 10 melhores do Brasil é o produtor Gilmar Lúcio da Silva, do município de Jaru (RO). Ele disse que foi uma alegria imensa participar de um concurso nacional e ficar no “Top 10”, na variedade CCN 51 – Varietal. “Isso ajuda muito a alavancar a cacauicultura do estado e faz com que outros produtores se espelhem na gente na busca de qualidade”, destacou. Gilmar disse ainda que a melhora na qualidade das amêndoas começou quando recebeu da Rioterra assistência técnica, insumos para produção, uma estufa de secagem e um cocho de fermentação de cacau e passou a trabalhar na melhora da qualidade.
A coordenadora de assistência técnica do projeto da Rioterra, Edylamar Leite, destacou a importância de prestar orientação e acompanhar o desempenho dos produtores no cultivo de cacau. Ela ressalta que em curto tempo de aproximadamente dois anos já surgem os resultados com premiações de qualidade em concursos realizados no estado e agora em âmbito nacional. Satisfeita com o resultado, Edylamar lembra que “o produtor Gilmar foi atendido pelas vitrines tecnológicas do cacau, através do projeto Plantar, apoiado financeiramente pelo BNDES, no qual foi contemplado pela Rioterra com a estufa e o cocho que são infraestruturas de suporte para a qualidade das amêndoas. As estruturas, os conhecimentos de assistência técnica somados ao interesse e trabalho do Sr. Gilmar e sua família, fizeram a diferença”, disse.
O cacau em Rondônia
Os cacauicultores rondonienses estão otimistas e a área plantada vem crescendo a cada ano. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado ocupa a 4ª colocação entre os maiores produtores do Brasil e a 2ª colocação na Região Norte. São mais de 2.300 propriedades rurais que se dedicam à produção cacaueira.
A produção de cacau de Rondônia recebeu em 2023, o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), atestando a excelência e singularidade do cacau produzido no estado.