Os produtores rurais de Itapuã do Oeste/RO receberam nos dias 28, 29 e 30 de outubro curso de capacitação sobre Associativismo. A atividade faz parte do projeto “Quintais Amazônicos”, realizado pelo CES Rioterra e apoiado financeiramente pelo BNDES através do Fundo Amazônia.
As discussões foram centradas em atividades voltadas à área rural e seus possíveis desdobramentos como forma melhorar a organização para atuarem na garantia de direitos e ampliar a participação em espaços de tomadas de decisões e construção de políticas públicas no âmbito municipal. O curso aconteceu no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste e contou com a participação de membros de seis associações rurais do município, contemplando um total de vinte participantes.
“Esse é um curso muito importante, pois busca motivar e esclarecer aos associados e membros das diretorias sobre as funções sociais de uma associação. Poucos sabem de fato o porquê da existência de uma associação. Assim, esperamos que haja maior envolvimento para uma atuação democrática e uma gestão que promova a participação social dessas comunidades. Houve muita riqueza nos debates, se discutiu sobre questões imprescindíveis para o bom funcionamento de uma associação como a união entre os sócios, planejamento e a boa gestão dos recursos. È gratificante quando um aluno, ao término da atividade, nos diz que se sentiu motivado a voltar para sua comunidade e compartilhar com os parceiros o conhecimento que adquiriu”, disse Janaina Alves, educadora do CES Rioterra.
Novos cursos sobre temas voltados ao associativismo e produção inclusiva e sustentável estão previstos para os próximos meses. Todos são gratuitos. Visite nossos sites (www.rioterra.org.br e www.quintaisamazonicos.org.br) e mantenha-se informado.