Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pesquisas sobre dinâmica de carbono desenvolvidas em Rondônia são apresentadas em congresso florestal internacional

Na última semana, o Centro de Estudos Rioterra esteve presente no XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), na cidade de Curitiba (PR), apresentando resultados de pesquisas realizadas em Rondônia e acompanhando importantes discussões acerca a nível mundial. Foi a primeira vez que um país da América Latina sediou o evento, o mais importante da área.

Dentro da sessão de pôster da programação, o coordenador de Projetos do Rioterra Alexis Bastos, doutor em Geografia, apresentou resultados de pesquisa sobre a estocagem de carbono nos solos da Amazônia.

Na mesma sessão, o professor pesquisador da UFPR Carlos Sanquetta apresentou a pesquisa sobre a estocagem de carbono na biomassa. Ambos os trabalhos são desenvolvidos em áreas em processo e recuperação em Rondônia, no âmbito do projeto Semeando Sustentabilidade, realizado pela Rioterra e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Os estudos da dinâmica de carbono, tanto no solo quanto na biomassa, são de suma importância para se pensar o planejamento de uso e ocupação dos solos de forma a respeitar as características e particularidades da região. O que impacta, diretamente, em ações de mitigação da emissão de gases de efeito e estufa e mudanças climáticas.

Alexis Bastos reforça a importância de se estar presente em eventos como o IUFRO, entender e discutir o setor florestal a nível mundial, inovações, pesquisas e perspectivas de mercado e desenvolvimento, sobretudo como essas discussões refletem em ações localmente.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »