Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

PROJETO QUINTAIS AMAZÔNICOS INICIA FASE DE ENTREGA DE MUDAS

Distribuição de mudas

O Centro de Estudos Rioterra iniciou a primeira fase de doação de mudas do “Quintais Amazônicos”, projeto desenvolvido pela instituição com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/ BNDES através do Fundo Amazônia nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Machadinho do Oeste, em Rondônia.

Desde outubro, as equipes dos Setores de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) e de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do CES Rioterra estão entregando mudas para pequenos produtores rurais com o objetivo de apoiar a recuperação de áreas degradadas e matas ciliares de suas propriedades.

“Como as mudas são de espécies  frutíferas, florestais e de lavoura, os agricultores também as utilizam para a recomposição de pomares, formação de sistemas agroflorestais. Assim eles diversificam suas formas de exploração econômica e criam possibilidades de aumentar a renda familiar através do projeto”, explicou Adriano Ramos, responsável pelo RAD/ CES Rioterra.

Já foram doadas mais de 100 mil mudas de diferentes espécies florestais, frutíferas e de lavoura como café, guaraná, graviola, ipê, mogno, cedro, castanha, cacau, açaí e pupunha. “O período de doação de mudas vai de outubro a março, melhor período para o plantio por causa das chuvas em nossa região. A previsão é passar de 150 mil mudas doadas até o final do período”, acrescentou Adriano Ramos.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »