Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

RIOTERRA DISCUTE COMUNICAÇÃO COM LIDERANÇAS INDÍGENAS E TRADICIONAIS EM OFICINA REALIZADA EM PORTO VELHO

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra realizou uma “Oficina de Comunicação” entre os dias 15 e 17 de abril, no Cenáculo Rainha dos Apóstolos, em Porto Velho. A atividade reuniu lideranças de movimentos sociais, populações tradicionais e indígenas do Território Madeira Mamoré (Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste), além de representantes dos municípios de Costa Marques, Machadinho do Oeste e Cacoal. O objetivo da oficina foi capacitar pessoas de comunidades com fracos aparatos de comunicação para disseminar e acessar informações de interesse para suas comunidades.
A oficina, ministrada pelo Comunicador Social Sérgio Cunha, teve como foco a importância e a necessidade dos processos de comunicação como instrumento para exigiblidade de direitos e cumprimento de políticas públicas voltadas para estas comunidades. A criação da Central de Comunicação Territorial Madeira Mamoré e de suas ferramentas (site, informativo e cinema itinerante) também foi destacada como veículo alternativo, aberto às comunidades utilizarem e assim desenvolverem mais suas habilidades para atuarem em rede. Espera-se que os capacitados desenvolvam em suas localidades ferramentas de comunicação compatíveis com suas realidades e que possam produzir materiais para divulgarem suas ações e problemas através da Central.
Além de líderes comunitários e indígenas, também participaram representantes da sociedade civil organizada, ADA Açaí, Kanindé e Movimento Hip Hop da Floresta e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade. Sérgio Cunha disse que os conhecimentos proporcionados nesta oficina são fundamentais para melhorarmos a qualidade e a quantidade de informação disponível sobre as questões ambientais e sociais estreitando relações com os veículos de comunicação. “Com o que aprenderam já podem elaborar textos informativos e enviar aos meios de comunicação”, garante.
“Este encontro foi muito bom, percebi que através de uma simples carta eu posso conseguir ajuda para minha comunidade através dos meios de comunicação”, disse Alzerina Mercado moradora da reserva extrativista Pacaás Novos, em Guajará Mirim.
Está prevista a realização do segundo módulo da oficina entre os dias 20 e 21 de Junho.!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »